*RELATÓRIO ATUALIZADO*
Relatório atualizado:
1) O objetivo do
trabalho de montar o robô gladiador é que ele consiga percorrer o caminho do 8
em menos de um minuto e estourar a bexiga do grupo adversário, e fora da
prática é a teoria que é saber sobre como ele funciona, a aprendizagem,
relacionar as matérias da sala de aula de física com tal trabalho.
3)
4) As dificuldades
de montar o robô foram: Acertar a altura do projeto, que foi ajustado à altura
certa colando papelão entre o rodízio giratório e o chassi, além de ajustar
também o eixo no papelão, colando-o mais para baixo de modo que a parte
traseira não ficasse mais alta que a da frente.
No primeiro modelo do carrinho, estávamos com dificuldades em
relação aos motores que escapavam toda hora, porque não havíamos prendido da
maneira sugerida e o papelão era muito maleável, substituímos então pelos
pregos com elástico e papelão para cartonagem.
Quebramos algumas rodinhas e tivemos que substituí-las, como
colamos com super cola, precisamos raspar o rodízio cada vez que precisávamos
substituí-la para que o novo CD aderisse a superfície.
Seguir as rigorosas medidas também foi trabalhoso, tivemos que
refazer a parte mecânica algumas vezes.
Ao realizar os testes, foi visto que era necessário treinar
para aprender a controlar o robô, e também que as chaves apresentavam mal
contato. Essa solução já foi resolvida, o motorista já está treinando para ter
bons resultados no dia da prova.
Já na parte elétrica as dificuldades foram que como a equipe
da parte elétrica não estava acostumado a mexer com tal parte, houve
dificuldades, mas com muitas pesquisas e ajudas chegou-se à solução.
5) No robô gladiador
se usa conceitos físicos da mecânica e da eletricidade. Na mecânica é possível
ver por exemplo o uso de trabalho, que é quando a partir de uma força há o
movimento, isto é, o deslocamento do robô, outra grandeza é a força, que é um
agente que é capaz de modificar um corpo do estado de repouso para o de
movimento, podemos ver isso quando o robô entra em movimento, outra grandeza é
a aceleração, que é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo,
podemos ver isso nos testes do robô, tendo que percorrer o 8 em menos de um
minuto, outro exemplo de grandeza que é possível citar é a quantidade de
movimento, que é quando relaciona a massa de um corpo com sua velocidade,
quando o robô está muito pesado ele fica mais lento, e por fim da grandeza da
mecânica é possível falar de energia, que é a capacidade de produzir trabalho,
assim podendo movimentar o robô. Já nos conceitos de eletricidade usa-se a
grandeza de corrente elétrica e os circuitos elétricos, que é o movimento
ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas, presentes no controle
remoto do robô, e as cargas elétricas, como o eletromagnetismo, que transforma
a energia elétrica em energia mecânica no robô.
6) No dia
25/09/2018, foi testado pela primeira vez os motores e vimos que funcionavam
perfeitamente. No dia seguinte, juntamos a parte mecânica e a parte elétrica
para realizarmos o primeiro teste do oito, tivemos muita dificuldade para
controlar o carrinho, mas conseguimos fazê-lo. Após o Rafael (melhor motorista
do nosso grupo) levou o robô para sua casa e treinou para a competição. No dia
13/10/2018 foi feito um novo projeto e testado, podendo ver que havia um melhor
desempenho do que com o projeto antigo, treinando mais com o novo projeto. Já
no dia 23/10/2018 colocamos os palitos de churrasco com as agulhas na ponta e
treinamos com a bexiga para poder estourar a do grupo adversário na hora da
competição, entretanto a competição foi realizada no dia 9/11/2018 e ficamos em
quarto lugar.
7) Alberto Passos
Guimarães Filho – físico brasileiro com doutorado em magnetismo. No robô
gladiador é utilizado o princípio de funcionamento dos motores elétricos, isto
é, o magnetismo, pois, é possível criar máquinas que transformam energia
elétrica em energia mecânica através dos campos magnéticos gerados pela
corrente elétrica.
8) É possível
concluir com esse trabalho que aprendemos a fazer ligações elétricas e mexer
com a parte mecânica, que muitos indivíduos do grupo nunca tiveram contato
antes. Também pudemos relacionar o robô com teorias da física que tivemos
durante as aulas.
Outro fato que foi possível perceber durante o trabalho foi
que cada membro do grupo tem mais facilidade para uma parte específica, assim o
trabalho ficou completo. Ao fim do trabalho conseguimos cumprir todos os
objetivos, nosso robô percorreu o percurso do 8 em menos de um minuto e com a
luta dos robôs de grupos adversários na sexta-feira dia 9 de novembro de 2018,
conseguimos estourar algumas bexigas de alguns grupos adversários.
Referências:
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