*RELATÓRIO ATUALIZADO*


Relatório atualizado:


1)       O objetivo do trabalho de montar o robô gladiador é que ele consiga percorrer o caminho do 8 em menos de um minuto e estourar a bexiga do grupo adversário, e fora da prática é a teoria que é saber sobre como ele funciona, a aprendizagem, relacionar as matérias da sala de aula de física com tal trabalho.


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4)      As dificuldades de montar o robô foram: Acertar a altura do projeto, que foi ajustado à altura certa colando papelão entre o rodízio giratório e o chassi, além de ajustar também o eixo no papelão, colando-o mais para baixo de modo que a parte traseira não ficasse mais alta que a da frente.
No primeiro modelo do carrinho, estávamos com dificuldades em relação aos motores que escapavam toda hora, porque não havíamos prendido da maneira sugerida e o papelão era muito maleável, substituímos então pelos pregos com elástico e papelão para cartonagem.
Quebramos algumas rodinhas e tivemos que substituí-las, como colamos com super cola, precisamos raspar o rodízio cada vez que precisávamos substituí-la para que o novo CD aderisse a superfície.
Seguir as rigorosas medidas também foi trabalhoso, tivemos que refazer a parte mecânica algumas vezes.
Ao realizar os testes, foi visto que era necessário treinar para aprender a controlar o robô, e também que as chaves apresentavam mal contato. Essa solução já foi resolvida, o motorista já está treinando para ter bons resultados no dia da prova.
Já na parte elétrica as dificuldades foram que como a equipe da parte elétrica não estava acostumado a mexer com tal parte, houve dificuldades, mas com muitas pesquisas e ajudas chegou-se à solução.

5)      No robô gladiador se usa conceitos físicos da mecânica e da eletricidade. Na mecânica é possível ver por exemplo o uso de trabalho, que é quando a partir de uma força há o movimento, isto é, o deslocamento do robô, outra grandeza é a força, que é um agente que é capaz de modificar um corpo do estado de repouso para o de movimento, podemos ver isso quando o robô entra em movimento, outra grandeza é a aceleração, que é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo, podemos ver isso nos testes do robô, tendo que percorrer o 8 em menos de um minuto, outro exemplo de grandeza que é possível citar é a quantidade de movimento, que é quando relaciona a massa de um corpo com sua velocidade, quando o robô está muito pesado ele fica mais lento, e por fim da grandeza da mecânica é possível falar de energia, que é a capacidade de produzir trabalho, assim podendo movimentar o robô. Já nos conceitos de eletricidade usa-se a grandeza de corrente elétrica e os circuitos elétricos, que é o movimento ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas, presentes no controle remoto do robô, e as cargas elétricas, como o eletromagnetismo, que transforma a energia elétrica em energia mecânica no robô.

6)      No dia 25/09/2018, foi testado pela primeira vez os motores e vimos que funcionavam perfeitamente. No dia seguinte, juntamos a parte mecânica e a parte elétrica para realizarmos o primeiro teste do oito, tivemos muita dificuldade para controlar o carrinho, mas conseguimos fazê-lo. Após o Rafael (melhor motorista do nosso grupo) levou o robô para sua casa e treinou para a competição. No dia 13/10/2018 foi feito um novo projeto e testado, podendo ver que havia um melhor desempenho do que com o projeto antigo, treinando mais com o novo projeto. Já no dia 23/10/2018 colocamos os palitos de churrasco com as agulhas na ponta e treinamos com a bexiga para poder estourar a do grupo adversário na hora da competição, entretanto a competição foi realizada no dia 9/11/2018 e ficamos em quarto lugar.

7)      Alberto Passos Guimarães Filho – físico brasileiro com doutorado em magnetismo. No robô gladiador é utilizado o princípio de funcionamento dos motores elétricos, isto é, o magnetismo, pois, é possível criar máquinas que transformam energia elétrica em energia mecânica através dos campos magnéticos gerados pela corrente elétrica.
 
8)      É possível concluir com esse trabalho que aprendemos a fazer ligações elétricas e mexer com a parte mecânica, que muitos indivíduos do grupo nunca tiveram contato antes. Também pudemos relacionar o robô com teorias da física que tivemos durante as aulas.
Outro fato que foi possível perceber durante o trabalho foi que cada membro do grupo tem mais facilidade para uma parte específica, assim o trabalho ficou completo. Ao fim do trabalho conseguimos cumprir todos os objetivos, nosso robô percorreu o percurso do 8 em menos de um minuto e com a luta dos robôs de grupos adversários na sexta-feira dia 9 de novembro de 2018, conseguimos estourar algumas bexigas de alguns grupos adversários.

Referências:

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